DESIGREJADO SIM, DESVIADO NÃO!

  • 11

D

evido à preconceitos, mal-entendidos, interpretações dúbias, subentendimento... Busco neste artigo, apresentar de forma clara e simples a significação do que entendo ser um “desigrejado” (termo eclético, que podemos definir como sendo pessoa ou grupo de pessoas que participam de movimentos “Para-eclesiásticos”, e que não possuem vínculo institucional com nenhuma entidade religiosa, por entenderem que não somos chamados para “estar em uma igreja”, mas para “ser Igreja”).



Primeiramente, para que tenhamos uma melhor compreensão do assunto, como o próprio título do artigo propõe, o “desigrejado” não é um “desviado”, antes, é um cristão, que, em um dado momento, foi um “igrejado” e que não suportando mais compactuar com certo tipo de estelionato travestido de Evangelho, optou em expressar sua fé em Jesus Cristo de uma forma simples e sem a estrutura e sofisticação de uma instituição denominada igreja.


Assim, ser “desigrejado” não é o mesmo que ser “desviado”. O desviado seria aquele que não apenas deixou a igreja, mas afastou-se do próprio Cristo, voltando às práticas pecaminosas que antes dominavam sua vida. Já o desigrejado não pretende afastar-se de Cristo, nem de Seus ensinamentos, mas tão-somente da máquina eclesiástica. Estes podemos dizer que são os verdadeiros desigrejados, que não fazem parte de uma igreja, mas desejam fazer.


É crescente o número de pessoas que se intitulam desigrejadas, isto é uma realidade. Enorme massa de crentes deixa, a cada dia, os currais denominacionais, onde muitas delas estão desiludidas pela perversão institucionalizada. Com isso, não quero afirmar que toda instituição religiosa (que se denomina ‘igreja’) está pervertida, pois sei que existem algumas instituições religiosas, sadias, voltadas na simplicidade do Evangelho.


Portanto, os desigrejados não estão abandonando a Igreja, como se alega, e sim as estruturas denominacionais que se intitulam “igreja”. A Igreja de Cristo não é e nunca foi batista, metodista, presbiteriana, católica, pentecostal... O problema é que – as igrejas – estão mais preocupadas em preservar os odres do que o vinho.


Alguns “igrejados” me questionam do porque em afirmar ser um desigrejado, insistindo que deveria freqüentar “templos” que chamam de “igreja”; porém, isto é ensinamento bíblico? A questão é nevrálgica... Fora da “igreja” há Salvação? Respondendo a esta pergunta, a Salvação não está entrelaçada a qualquer instituição humana. A Salvação é obtida através de atributos eternos e comunicáveis a nós através da Graça, como a fé e o amor. 

O que a Bíblia fala a respeito do assunto? Antes gostaria de fazer algumas considerações. A grande verdade da existência da Igreja é o Seu fundador, Jesus Cristo, a pedra que sustenta o edifício espiritual do Reino de Deus. Portanto, a expressão ekklésia (do grego Ek+Kaleo, que significa igreja), nada tem haver com prédios, templos ou coisa parecida. Tem haver sim, com comunidade, os chamados para fora. Não existe nenhuma analogia entre o Templo em Jerusalém e os prédios (templos) de igrejas locais. A história de Constantino (285-337) abre uma página tenebrosa na história da cristandade, foi ele quem iniciou a construção dos edifícios (templos) eclesiásticos.


Biblicamente não há qualquer ensinamento de que devemos fundar ou construir “igrejas físicas”, mas, há o ensinamento de que devemos nos reunir “como Igreja” independente do local. A isso, a Bíblia chama de “congregação dos Santos” (Hebreus 10), sendo esta a união de todos aqueles que professam o nome do Cordeiro de Deus sobre a face da terra, com um só propósito, adorar a Deus em espírito e em verdade (Jo 4.20-23), vivendo em comunhão, mesmo não se conhecendo, mas orando uns pelos outros. Essa última compreensão “de adoradores que adoram em espírito e em verdade”, juntamente ao dito de Jesus de que “onde dois ou três estiveram reunidos em meu nome, ali estou no meio deles” (Mateus 18.20), fundamentou a eclesiologia cristã: a “igreja” não é um edifício, mas o povo reunido em nome de Jesus, o Cristo.



O único objetivo da Igreja, não é atrair pessoas para ela, mas conduzir pessoas a Jesus. Em linguagem bíblica, o objetivo da Igreja é sustentar o testemunho de Jesus (Atos 1.8), para que todos possam vê-Lo, que todos possam ver a Luz.



O moderno sistema denominacional aceita a divisão do corpo de Cristo. Muitos cristãos crêem que as denominações nos protegem do erro. Mais isto é uma ilusão. A “cobertura denominacional” está edificada sobre a idéia de que seu pertenço a uma denominação cristã, estou de alguma forma magicamente “coberto” ou “protegido” do erro. O fato dos membros do sistema denominacional rotineiramente se extraviarem é prova de que tal idéia é uma farsa. A noção de que “estou coberto” porque presto contas a algum indivíduo ou a alguma organização remota (como a igreja católica Romana presta ao Papa) é pura ficção. A única proteção do erro está na submissão ao Espírito da verdade no Corpo de Cristo (1Jo 2:20,27). A idéia de Deus referente à responsabilidade de prestar contas vai de pessoa para com o grupo de crentes, não de pessoa para pessoa. A proteção espiritual vem de nossa relação com o Espírito e de nossa conexão com os outros cristãos. Aqui está a raiz da natureza da comunidade cristã.



Para finalizar, acredito que todo desigrejado não seja contra a “igreja física”, pelo menos, não o sou, mas, existe em cada um o desejo ardente de uma forma mais pura de servir a Deus e ao próximo, como na forma original, que nasceu organizada e estruturada através dos Evangelhos e nos demais testemunhos do Novo Testamento.



Sola Christus!





Fontes:
- http://conexaodagraca.blogspot.com;
- http://www.slideshare.net/EscrituraEmFoco/desigrejados-ou-desviados;
- http://www.genizahvirtual.com/2010/06/desigrejados-sim-desviados-ao.html#ixzz1TnTeXAkv;
- http://www.genizahvirtual.com/2010/12/desigrejados-desviados-e-evangelicos.html#ixzz1MNXvCIOR;
- http://www.guiame.com.br/v4/blog_bruno/126551-1608--quot-Desigrejados-quot-Os-que-est-o-fora-querendo-estar-dentro-.html;
- http://tempora-mores.blogspot.com/2010/04/os-desigrejados.html;
- http://jesusmaioramor.blogspot.com/2011/07/ser-desigrejado-e-ser-contra-os-que.html;
- http://www.pulpitocristao.com/2010/05/sobre-igrejados-e-desigrejados-uma-opiniao-franca/;
- http://www.ogalileo.com.br/cristianismo/artigos/e-possivel-viver-o-evangelho-sem-se-envolver-com-estruturas-eclesiasticas.
Sobre o Autor:
Lucas Estevam
Policial Militar, Cristão de confissão evangélica, desigrejado, Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo - UMESP, Bacharelando em Direito pela Universidade Bandeirante de São Paulo - UNIBAN e Tecnólogo de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública I e II, pela Escola Superior de Sargentos - ESSgt da PMESP. Estou me preparando para servir melhor a Deus, me dispondo a romper as barreiras entre o indivíduo e a sociedade, procurando analisar as relações e inter-relações entre os indivíduos, grupo sociais e contexto social. Propiciar atenção as pessoas em geral que estejam carentes de serem ouvidas, independente de sua confissão religiosa e apresentar a verdade cristã de forma simples e acessível a quem tiver interesse. Sou casado com Maria Helena, tenho um filho de 18 anos, o Lucas Júnior.

11 comentários:

  1. Paz do Senhor irmão,

    Tenho refletido muito nos ultimos tempos sobre este assunto, e surgem algumas questõe me deixam intrigado:

    - Ir à igreja nos faz estar em convívio com outros cristãos, em comunhão, para que fiquemos fortes na fé?;
    - Novos cristãos (neófitos): como fariam para aprender e se alimentar da palavra? Aonde iriam para buscar orientação em um mometo de aflição, se não existir um local fixo como ponto de referência?;
    - Após evengelizar uma pessoa que não faz parte do seu circulo de convivência e esta aceitar a Jesus, quem irá orientar seus próximos passos na fé?;
    - Agora um ponto menos significativo: Os "desigrejados" podem ser taxados como "evangélicos não praticantes".

    Quero deixar claro que concordo com o que foi expresso no texto, porém acredito que pelo costume que existe há muito tempo, o ser humano, em geral, necessita de um igreja fixa. Esta discussão se faz necessária diante do que temos visto dentro das igrejas evangélicas, falta de amor ao próximo, apego à cargos na hierarquia da igreja, obreiros servindo ao homem e não à Deus, pastores usando a igreja em benefício próprio, preocupação excessiva (ou exclusiva) com o materialismo. Estes fatores citados afastam o cristão do interesse em estar dentro da igreja. Será que estamos perto da Reforma do Protestantismo ou serão sinais do fim dos tempos e da volta de Cristo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. A Paz Irmão Ricardo,

      Veja como eu milhares de Irmãos procuramos resgatar as Práticas da Igreja Simples,Orgânica nos Lares.
      Blogs e Sites que também estão ajudando muito com um bom conteúdo a Respeito; http://equiorganica.com/ http://faleidejesus.com.br/ http://igrejanoslares.com.br/ http://paoevinho.org/ http://www.irmaosemsamonte.com.br/ http://igrejaorganica.blogspot.com/ http://umnovoodre.blogspot.com.br/ http://www.igrejaorganica.net/ http://faleidejesus.com.br/ http://www.reunidosemnomedejesus.com.br/ http://igrejanoslaresemaltinho.blogspot.com.br/ http://igrejaorganicabrasil.blogspot.com.br/ http://worldtv.com/tvsimplesmenteigreja/web http://missoes2020.org/site/ http://www.gruponews.com.br/ http://www.comunidadeicthus.com/ http://www.3minutos.net/ http://missaokoinoniaplena.com.br/igrejas/ http://igrejaneotestamentaria.blogspot.com.br/ http://

      Excluir
    3. Correção: eu e milhares de Irmãos!!!

      Excluir
  2. Graça e Paz, amado!
    Primeiramente gostaria de agradecer a nobre contribuição neste blog.
    É bem verdade que estas questões por você levantadas, causam certa curiosidade.
    Em nenhum momento me posicionei contra a existência de uma ‘igreja física’, muito embora, não há ensinamento bíblico pelo qual se deve fundar ou construir “igrejas físicas” ou templos. Neste sentido, somos chamados para “ser Igreja”.
    Assim, a simplicidade do evangelho nos ensina que a Igreja de Cristo não é um edifício, mas, sim, aqueles que se reúnem em nome do senhor Jesus (Mt 18,20). Então fica o questionamento, como se reunir? Como discipular e aconselhar os irmãos?
    Os cultos realizados nos lares (células, pequenos grupos...) é uma das formas que mais se assemelha ao praticado nos primeiros séculos da cristandade e acredito que esta seja a verdadeira “congregação dos santos” (Hb 10), sem as mazelas institucionais denominadas “igrejas”.
    Quanto a idéia de considerar o desigrejado um “evangélico não praticante”, tal assertiva, me parece discriminatória, visão corrente no meio dos igrejados, pois, o desigrejado não deixa de fazer parte da Igreja de Cristo.
    Fraternal abraço, Ricardo Leite!

    ResponderExcluir
  3. Graça e Paz queridos Irmãos, faço parte deste grupo de cristãos que não se conforma com este mundo e com os abusos que a Igreja de cristo esta sofrendo hoje, e por isto sai da denominação e não da Igreja com é falado ( desigrejado) e junto com milhares de Irmãos descobrimos que é possível voltar a simplicidade da Igreja de Cristo.

    Blogs e Sites que também estão ajudando muito com um bom conteúdo a Respeito; http://equiorganica.com/ http://faleidejesus.com.br/ http://igrejanoslares.com.br/ http://paoevinho.org/ http://www.irmaosemsamonte.com.br/ http://igrejaorganica.blogspot.com/ http://umnovoodre.blogspot.com.br/ http://www.igrejaorganica.net/ http://faleidejesus.com.br/ http://www.reunidosemnomedejesus.com.br/ http://igrejanoslaresemaltinho.blogspot.com.br/ http://igrejaorganicabrasil.blogspot.com.br/ http://worldtv.com/tvsimplesmenteigreja/web http://missoes2020.org/site/ http://www.gruponews.com.br/ http://www.comunidadeicthus.com/ http://www.3minutos.net/ http://missaokoinoniaplena.com.br/igrejas/ http://igrejaneotestamentaria.blogspot.com.br/ http://

    ResponderExcluir
  4. Irmão Lucas, Parabéns pelo texto! foi o melhor sobre o assunto que já li!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão estou colocando num TCC esse tema,estou capítulo 3 ,neste quero mostrar que o fiel a Jesus faz parte do corpo de Cristo portanto ele é salvo,mas sinto dificuldade ao escrever não teria algo pra me ajudar.

      Excluir
  5. Caro Irmão Lucas, gostei da sua explanação sobre o tema e postei com a devida fonte no meu Blog.

    http://igrejanoslaresemaltinho.blogspot.com.br/2015/08/desigrejado-sim-desviado-nao.html

    ResponderExcluir
  6. Amem. Gloria a Deus.somos um em Cristo. Só completando a essa forma de Igrejar. A igreja está fundamentada em quatro pilares, que está em Atos. Oração, doutrina dos apóstolos, comunhão e o partir do pão. As outras coisas me parecem mais estruturas humanas, que se aplicam, conforme a necessidade do local e dos irmãos, mas as aberrações que temos presenciado, com disfarce de cristianismo e igreja, deixam muito a desejar e pelo visto a muito se distanciou do propósito de Jesus, o fundador da genuína Igreja, Corpo de Cristo.

    ResponderExcluir
  7. Eu concordo!
    Por isso que quero deixar aqui o meu endereço de e-mail para quem busca a cada dia mais ser digno da presença de Deus independentemente do local que estejamos, pessoas que queiram fazer trocas para nos ajudarmos mutualmente.
    Para quem resida no norte de Portugal esteja nessa fé por favor me escreva: rafaelajnr@Hotmail.com

    ResponderExcluir